Atualizando o Veeam Kasten
Todos nós sabemos da importância de garantir que todas as soluções estejam atualizadas e isso as vezes gera um pouco de trabalho para os times de TI devido a complexidade que algumas soluções podem trazer. Com o Veeam Kasten isso não acontece, o processo é tão simples que este artigo nem seria necessário, de qualquer forma, vou usa-lo como exemplo de como é rápido, fácil e seguro atualizar uma solução moderna como o Kasten.
O ponto principal é entender o caminho de atualização, onde basicamente podemos avançar no máximo quatro versões por vez, ou seja, dar saltos de atualização de 4 em 4 versões (mais detalhes no doc oficial). No meu lab estou na versão 8.0.4 e a última versão é a 8.0.11, neste caso preciso primeiro atualizar para a versão 8.0.8 para depois atualizar para a versão 8.0.11.
Quando navego até Settings > System Information consigo ver o Upgrade Status e ali tenho informações sobre a versão atual, a última versão e o espaço disponível no Catalog Storage. É importante garantir que o catálogo tenha pelo menos 50% de espaço livre, caso contrário a atualização irá falhar.
Em Upgrade Steps você recebe exatamente os comandos que precisa executar para realizar a atualização.
Sem mistério, apenas executo o comando. Aqui estou definindo uma versão especifica com o –version=8.0.8.
Aguardo os pods serem recriados, acesso a interface web do Kasten e valido que a atualização ocorreu bem. O comando para atualizar da versão 8.0.8 para a 8.0.11 está disponível e apenas repito o mesmo processo.
Importante garantir que todos os pods do namespace kasten-io estejam como running e que não exista nenhuma erro e/ou alerta no Kasten.
Após executar o comando apenas listo os pods do namespace kasten-io e valido que estão sendo recriados.
Após alguns segundos consigo acessar a interface web e validar que estou na última versão disponível (8.0.11). Already up to date 🙂
Deixe-me relembra-los do básico do básico: sempre esperar um pouco para realizar atualizações em ambientes críticos e se tiver ambientes de homologação/desenvolvimento/teste, atualize-os primeiro. Isso vale para qualquer solução.
É isso aí, até a próxima!





