Gerenciando múltiplos clusters Kubernetes com Veeam Kasten – Parte 1

Gerenciando múltiplos clusters Kubernetes com Veeam Kasten – Parte 1

A ideia aqui é mostrar como o gerenciador de múltiplos clusters Kubernetes do Veeam Kasten ajuda na simplificação das operações, fornecendo uma interface unica e diversas opções de configurações compartilhadas entre os cluster gerenciados. O conceito é ter uma instância de Kasten como primária e todas as outras como secundárias. O gerenciamento é realizado pelas instâncias de Kasten e não a nível de Kubernetes, ou seja, é necessário configurar o Kasten localmente em todos os ambientes Kubernetes para depois efetuar a configuração do multi cluster.

Dito isso, vamos navegar nas configurações e ver como seria o passo a passo. O meu ambiente consiste em dois clusters kubernetes com K3s e uma instância de Veeam Kasten em cada (kasten-a e kasten-b). No Kasten que você quer definir como primário (aqui é o kasten-a), basta navegar até Multi-Cluster e clicar em Promote para promove-lo a primário.

Aqui basta definir o nome do cluster e ingress primário. Veja o alerta sobre o uso do HTTP ao invés do HTTPS, isso não é recomendado para ambientes produtivos.

Promoção em andamento. Leva poucos segundos.

Uma vez que o primeiro cluster foi promovido, agora vamos adicionar os outros cluster. Na aba de Multi-Cluster Manager, basta navegar até Join Tokens para gerar um token para o novo cluster.

Agora estou no Veeam Kasten do outro cluster kubernetes (kasten-b) na parte de multi-cluster e bastou clicar em Join para me juntar a um cluster existente. Aqui só preciso colar o token e definir o local cluster ingress (apenas clique em use current para manter o padrão atual).

Importante: como a conexão do meu laboratório não é segura, recebi um alerta. Em ambientes não produtivos, posso seguir os passos descritos na documentação do Kasten.

Não precisa clicar em Start Over, apenas deixe nessa tela e execute o comando abaixo no cluster kubernetes que você está tentando incluir no ambiente de multi-cluster existente. Assim que o comando concluir, a inclusão seguirá automaticamente.

kubectl patch configmap mc-join-config -n kasten-io --type merge -p '{"data":{"allow-insecure-primary-ingress":"true"}}'

Após concluir, o cluster aparecerá no menu de cluster. Aqui temos uma mensagem sobre as permissões de gerenciamento. Basta clicar no link (fundo verde) e seguir as instruções.

Impossível ser mais fácil que isso. O formulário é completo automaticamente contendo as permissões necessárias para gerenciar os cluster, neste caso, basta salvar.

Quando voltar para a parte de gerenciamento de multi-cluster já será possível observar as instâncias de Kasten com as aplicações, politicas e últimas ações. Para gerenciar as instâncias individualmente, basta clicar no nome do cluster para ser direcionado.

Agora, toda vez que logar no endereço do Veeam Kasten primário (kasten-a), será possível ver este menu com as opções de gerenciamento, tanto para as instâncias locais de Kasten como para o modo de múltiplos clusters.

É isso aí, pessoal. Uma dica bem rádida de como gerenciar múltiplos cluster kubernetes com o Veeam Kasten de forma unificada e eficiente. No próximo artigo vou mostrar alguns outros detalhes sobre como distribuir politicas e configurações de repositórios entre os membros. Até mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *