Gerenciando múltiplos clusters Kubernetes com Veeam Kasten – Parte 2

Gerenciando múltiplos clusters Kubernetes com Veeam Kasten – Parte 2

A ideia aqui é mostrar como o gerenciador de múltiplos clusters Kubernetes do Veeam Kasten ajuda na simplificação das operações, fornecendo uma interface unica e diversas opções de configurações compartilhadas entre os cluster gerenciados. O conceito é ter uma instância de Kasten como primária e todas as outras como secundárias. O gerenciamento é realizado pelas instâncias de Kasten e não a nível de Kubernetes, ou seja, é necessário configurar o Kasten localmente em todos os ambientes Kubernetes para depois efetuar a configuração do multi cluster. Clique aqui para ver os detalhes de como configurar o multi-cluster no Kasten.

Uma vez que o multi-cluster estiver habilitado, poderemos configurar os recursos globais, isso quer dizer que é possível criar politicas e repositórios uma unica vez e distribui-los para os membros do cluster. Além disso, existe uma visualização centralizada para a parte do uso de licenciamento.

No exemplo, eu criei duas politicas globais e configurei um repositório baseado em S3 (minio) também global. É importante lembrar que os recursos globais não são validados até que sejam distribuidos para pelo menos um cluster. E é exatamente isso que faremos, criar um grupo de distribuição. Para isso, basta navegar até Distribution > Create New Distribution. Aqui vou separar, um será para distribuir o repositório, enquanto o outro será para as politicas.

Aqui basta selecionar os clusters (instâncias Kasten) que devem receber os recursos.

E depois selecionar os recursos que serão distribuidos para as instâncias selecionadas.

Vou repetir os mesmos passos com o outro grupo de distribuição. Vale lembrar que aqui tenho apenas dois clusters, mas em um ambiente maior essa segregação de grupos pode fazer bastante sentido.

Seleciono os recursos que quero distribuir.

Uma vez que salvo, os recursos são distribuidos baseado na configuração.

Se eu navegar localmente na instância do Kasten, é possível observar os recursos aplicados. Criei uma politica local para demonstrar como a politica global fica destacada com um ícone diferente.

É isso aí, pessoal. A ideia geral dos grupos de distribuição é permitir que qualquer politica ou repositório que seja comum entre as instâncias Kasten, possam ser distribuidas de forma rápida e padronizada, trazendo assim mais eficiência ao processo. Abraço e até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *