Modos de backup no Veeam Backup & Replication
Antes de mais nada vamos relembrar de dois velhos conhecidos: backup completo e backup incremental. O backup completo, também conhecido como backup full, é quando uma cópia completa de algo é realizada. No caso de uma máquina virtual, usando backup completo, o software de backup vai até o virtualizador e a VM inteira é copiada. Já com o backup incremental, é copiado apenas as alterações desde a última cópia, ou seja, é realizado um incremento à cópia anterior.
Isso é o padrão, vamos avançar um pouco mais e ver as opções que existem dentro do Veeam Backup & Replication.
Forever Forward Incremental (eternamente incremental)
Na primeira vez que você vai fazer backup de algo, sempre será realizado um backup completo, isso não é nem uma opção. Aqui, estamos falando sobre o que acontece após esta primeira cópia completa. Neste caso, o eternamente incremental significa literalmente que após o primeiro backup completo todos os outros serão incrementais. OK, mas até quando? Aí depende da configuração de retenção. Se, por exemplo, foi definido uma retenção baseado em 3 pontos de restauração, então teremos a primeira cópia completa (vbk) + o primeiro incremental (vib) + o segundo incremental (vib). A partir da quarta cópia incremental, o vbk (que é o backup completo) avança e se combina com o primeiro incremental, garantindo assim que existam apenas 3 pontos de restauração. Se a retenção for alterada para 7, então será uma cópia completa + 6 cópias incrementais. E assim por diante. A cadeia ativa de backups sempre será de apenas uma cópia completa e todas as outras incrementais. Qualquer semelhança com o Pac-Man é mera coincidência 😉
Para utilizar o modo de backup eternamente incremental, basta alterar o job que você deseja no Veeam B&R (selecione o job > Edit > Storage > Advanced > Backup).
Incremental com backup completo
Perceba que aqui a palavra forever não existe mais e no lugar dela temos o backup completo. Com esta opção, é possível agendar um backup completo entre os incrementais. Se em um domingo foi configurado uma cópia de uma máquina virtual com o modo de backup incremental e com uma cópia completa agendada para todas as quintas-feiras, então a cópia completa (vbk) foi criada no domingo. Sendo assim, na segunda, terça e quarta-feira foram criados as cópias incrementais (vib). Conforme o agendamento, na quinta-feira mais uma cópia completa foi criada. Depois dela, outras cópias incrementais foram surgindo até chegar a quinta-feira, onde novamente uma cópia completa foi criada. A cadeia ativa de backups pode ser de múltiplas cópias completas e incrementais, baseado na configuração escolhida.
Dentro do Forward Incremental existem duas formas de criar o backup completo: Active Full e Synthetic Full.
Diferenças entre backups Active Full e Synthetic Full
Expliquei anteriormente que o backup completo é quando uma cópia inteira de algo é criada, porém, a diferença aqui é a origem desta cópia. Usando novamente o exemplo de uma máquina virtual, neste caso, o backup completo ativo (Active Full Backup) vai até a origem, ou seja, até o virtualizador e faz uma cópia inteira da máquina virtual. Perceba na imagem abaixo que na quinta-feira o backup completo ativo é criado baseado totalmente na origem dos dados.
Já o backup completo sintético (Synthetic Full Backup) utiliza os dados dos backups anteriores (completo e incrementais) para formar um backup completo, assim, não precisa ir até a origem e fazer uma nova cópia completa. Na imagem abaixo é possível observar que o backup completo sintético é criado baseado na cópia completa anterior (vbk) + as cópias incrementais anteriores (vib).
Para utilizar o modo incremental com backup completo ativo, basta alterar o job que você deseja no Veeam B&R (selecione o job > Edit > Storage > Advanced > Backup). Neste exemplo, temos um backup completo ativo todas as quintas-feiras.
Já neste exemplo, temos um backup completo sintético todas as quintas-feiras.
Qual escolher?
Como sempre, depende da necessidade. O recomendado é entender bem como cada modo de backup do Veeam B&R funciona, além, é claro, de entender o funcionamento e necessidade do que será realizado backup (sistema, banco, VM, servidor de arquivos, máquina física, etc).
Eu nem mencionei o modo de backup Reverse Incremental (slower) por um motivo muito simples: será removido na versão 13 do Veeam B&R. Então, simplesmente desconsidere-o para novas implementações e caso já tive-lo em produção, garanta uma migração antes de atualizar para a versão 13 🙂
É isso, pessoal. Até a próxima!
- Referências