Protegendo o SQL Server com Veeam e Application-Aware

Protegendo o SQL Server com Veeam e Application-Aware

Que o Veeam Backup & Replication consegue proteger várias cargas de trabalho e possui uma restauração extremamente granular não é novidade pra ninguém, mas ainda vejo algumas dúvidas relacionadas com a proteção das aplicações, principalmente quando falamos de bancos de dados. O objetivo desse artigo é mostrar como é simples a configuração do Application-Aware, uma funcionalidade que está dentro do job de backup e como o nome sugere, garante que o Veeam tenha ciência da existência de uma aplicação dentro do servidor que está sendo protegido.

No meu lab tenho uma máquina virtual do VMware vSphere servindo como meu SQL Server. Poderia ser uma VM do Hyper-V, Nutanix ou até um servidor físico ou instância de nuvem usando o Veeam Agent. O meu SQL Server é standalone, mas poderia ser cluster sem problemas. Agora sim, basta criar ou editar um job de backup existente.

Na parte de Guest Processing é onde vamos habilitar o Application-Aware marcando o checkbox. Depois precisaremos configurar algumas coisas pertinentes a aplicação que o Veeam deve estar ciente, além de credenciais para acesso ao sistema operacional.

Começando pela aplicação, basta clicar em Applications, depois selecionar a VM em questão (nim-sql) e clicar em Edit. Essa configuração vale para vários tipos de banco, mas aqui vamos focar no SQL Server. Então na aba SQL vou apenas habilitar o backup dos logs a cada 15 minutos.

Depois em Guest OS credentials vou definir a credencial do meu sistema operacional. Isso serve para o Veeam conseguir logar no servidor, então garanta que o teste seja concluído com sucesso. Para isso, após definir a credencial, clique em Test Now. Lembre-se: verde é bom 🙂

Agora que o primeiro backup da VM já foi executado com sucesso, podemos ver a tarefa de cópia do SQL Server Transaction Log Backup.

Expandindo os backups, é possível ver o backup da VM em si e também o backup do transaction log do SQL Server.

Assim que o primeiro backup for concluido, além das tradicionais opções de restauração da VM ou arquivos, agora você tem a opção de efetuar restaurações a nível de aplicação.

Nos próximos artigos vou detalhar um pouco mais como fazer a restauração granular para o SQL Server.

É isso aí, jovens. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *