Utilizando PowerShell no Veeam Backup & Replication
Já falei diversas vezes que o PowerShell ainda vai dominar o mundo, mas isso é assunto para outra hora. Hoje vamos falar de como utilizar o PowerShell para facilitar a sua vida no Veeam. Este post irá abordar alguns comandos e demonstrar um script de exemplo utilizando apenas comandos get. Lembrando que os comandos get apenas exibem informações, ou seja, não trazem nenhum tipo de risco para o ambiente.
Primeiramente, abra o PowerShell na console do Veeam.
Agora, o primeiro comando que você precisa saber é Get-VBRCommand. Este comando irá listar todos os comandos disponíveis. É possível ter mais detalhes de cada comando lendo o A-Z Cmdlets List.
Que tal iniciar coletando informações sobre o servidor onde o Veeam está instalado? Use o comando Get-VBRServer -Type Local. Se quiser informações sobre o vCenter Server ou ESXi, basta utilizar -Type VC e -Type ESXi, respectivamente.
Entendeu a lógica, certo? Então vamos descobrir se temos repositórios de backup configurados no ambiente. Para isso utilize o comando Get-VBRBackupRepository.
Muito simples, não? Basta entender a sua necessidade, validar quais são os comandos e meter bala.
Eu criei um script (veja aqui) para servir de exemplo do que se pode fazer utilizando o PowerShell no Veeam. O script apresenta uma série de informações, iniciando pelos servidores do ambiente (Veeam, vCenter Server e ESXi), passando pelos repositórios, backups e jobs. Está hospedado no github, baixe e divirta-se.
Até a próxima. Valeu!
2 thoughts on “Utilizando PowerShell no Veeam Backup & Replication”
É possível criar um script para buscar novas vm´s dentro de um pool especifico (dentro de uma appliance vmware) p/ rodar jobs de backup?
Olá Diego,
Você consegue utilizar o comando Get-VM -Location “SeuResourcePool” utilizando o PowerCLI.
Abraço!