VCAP-DCV Design: AMPRS
Olá pessoal. Estou estudando para o VCAP-DCV Design e, como escrever faz parte do meu processo de aprendizagem, irei escrever vários posts sobre assuntos referentes ao exame (baseado no blueprint).
Vamos lá, o assunto de hoje será sobre os princípios de um design, conhecido pelo acrônimo de AMPRS (Availability, Manageability, Performance, Recoverability and Security).
Availability
Atendem aos requisitos de disponibilidade do projeto, basicamente inclui tudo relacionado a garantia de que o sistema esteja instalado, funcionando e não falhe. Geralmente tem relação direta com a porcentagem de tempo de atividade de um sistema específico. Exemplo: o servidor de arquivos precisa ter 99,9% de disponibilidade. Neste caso serviço não pode ser interrompido por mais de 8 horas e 45 minutos por ano (calcule aqui).
Manageability
Aborda os requisitos operacionais e de gerenciamento do projeto, ou seja, como um sistema deve ser gerenciado. Escalabilidade e flexibilidade podem ser considerados sub-qualidades. Exemplos: interface centralizada, relatórios, operação automatizada e escalável.
Performance
Considerações sobre desempenho, neste caso inclui padrões de tempo de resposta exigidos dos componentes do ambiente projetado. Exemplos: as transações entre servidores não podem ser superiores a 5ms e os IOPS do storage devem ser no máximo X.
Recoverability
Sempre que um sistema ou componente falha e causa uma interrupção, os requisitos de recuperação determinam como e de que maneira um sistema deve se recuperar. Tópicos relacionados com backup, restore e recuperação de desastres. Exemplo: o tempo máximo de recuperação deve ser 4 horas.
Security
Tudo relacionado a como um sistema é protegido, basicamente efetua o controle geral de dados, confidencialidade, integridade, acessibilidade, governança e gerenciamento de riscos. Por exemplo: single sign-on, controle de acesso baseado em função e garantir a integridade das transações.
É isso aí pessoal, até a próxima! : )