Configurando o VMware vSAN
Existem várias formas de configurar o vSAN, pode ser 2 Node, Stretched, etc. Neste post eu vou abordar a configuração mais básica, ou seja, três nós de vSAN sem fault domain. Outro detalhe interessante é que em cada versão do VMware ESXi, temos versões do vSAN e existem algumas diferenças entre elas, como novas features e alguns outros detalhes. Porém, esta configuração do vSAN no Cluster será abordada de forma genérica, podendo ser executada em qualquer versão do ESXi / vSAN.
Então vamos direto ao ponto. Da mesma forma que você habilita o HA ou o DRS, o vSAN deve ser habilitado no cluster também. Antes de habilitar o vSAN no cluster, lembre-se de desabilitar o HA. Selecione o Cluster que você deseja habilitar o vSAN > Manage > General > Configure.
Neste caso vamos adicionar os discos de forma manual e não habilitaremos a deduplicação / compressão e fault domains / streched cluster.
Se os VMkernels dos hosts ESXi estiverem corretos, você verá algo parecido com isso. Recomendo ler o post Configurando a rede para o VMware vSAN.
Agora selecione os discos que serão utilizados para armazenamento e os discos que serão utilizados para cache (SSD).
Por fim, basta revisar as configurações e continuar para que o vSAN seja configurado no Cluster.
Após o termino das configurações é possível visualizar o datastore do vSAN e agora, caso necessário, você pode habilitar o HA novamente no Cluster.
Esta foi uma dica bem rápida sobre como habilitar o vSAN em um Cluster e em breve espero conseguir postar mais algumas coisas sobre configurações mais avançadas.
É isso aí pessoal, até a próxima!