Conhecendo o vOneCloud (OpenNebula Appliance)

Conhecendo o vOneCloud (OpenNebula Appliance)

vOneCloud é uma distribuição do OpenNebula otimizado para trabalhar em ambientes VMware vSphere. Em poucos minutos é possível efetuar o deploy da appliance e de forma bastante rápida e simples o OpenNebula é implementado permitindo a integração de toda a infraestrutura VMware vSphere existente. A integração cria a possibilidade do OpenNebula enxergar os recursos computacionais do ambiente VMware, tais como clusters, datastores e redes (vSS e vDS). Permite também utilizar os templates existentes no ambiente, além de fazer uso dos recursos avançados, como vMotion, HA e DRS.

vonecloud-logo

O OpenNebula adiciona uma camada de gerenciamento ao ambiente VMware vSphere, onde atua no provisionamento, elasticidade, multi locatário, multi VM e recursos de nuvem, ou seja, herda todos os benefícios da plataforma de gerenciamento de nuvem open source.benefits

A ideia do projeto é ser utilizado por empresas que querem criar um ambiente de nuvem self-service sobre a sua infraestrutura VMware vSphere, não precisando comprar novos softwares e/ou hardware e também não sendo preciso abandonar seus investimentos em VMware.

Segundo o site da vOneCloud, a appliance é para pequenas e médias implantações. Se você está construindo uma nuvem em grande escala com federação de várias instâncias, integração com componentes de terceiros, personalização do produto ou gerencia de hypervisors de código aberto, é recomendado uma instalação do OpenNebula com os drivers VMware vCenter Server.

opennebula-logo

De forma resumida, o vOneCloud faz a orquestração de nuvem e provisiona o OpenNebula em cima do seu ambiente VMware vSphere existente, criando portais simples para os consumidores de nuvem e administradores, facilitando a gestão de data center virtual, federação de data center, gerenciamento de múltiplos vCenters e computação em nuvem híbrida.

Clique aqui e aqui para ler mais informações sobre o vOneCloud e aqui e aqui para ler mais informações sobre o OpenNebula.

Valeu e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *