Instalando o Apache Guacamole no Ubuntu Server

Instalando o Apache Guacamole no Ubuntu Server

Recentemente precisei de um servidor no estilão “jump server” para acessar servidores em redes isoladas em um ambiente de laboratório e foi aí que encontrei o Apache Guacamole, então a ideia deste post é mostrar rapidamente como instala-lo no Ubuntu Server 16.04. Para saber mais sobre o Guacamole, acesse o site oficial.

Li vários blogs e também a documentação do produto, mas nada funcionou tão lindamente como o script do Chase Wright, então vamos utiliza-lo aqui.

No servidor Ubuntu faça o download do script do github.

wget https://raw.githubusercontent.com/MysticRyuujin/guac-install/master/guac-install.sh

Depois é necessário tornar o arquivo executável.

chmod +x guac-install.sh

E por fim apenas executar o script.

./guac-install.sh

Se preferir não ter nenhuma interação com o script, tente executar a linha abaixo ao invés da anterior (troque “password” pela sua super senha segura).

./guac-install.sh --mysqlpwd password --guacpwd password

Após alguns minutos o Apache Guacamole estará instalado e funcionando. Então basta acessar o endereço http://Server:8080/guacamole e efetuar login utilizando o usuário guacadmin com a senha guacadmin.

Por padrão a autenticação multi-factor é habilitada, então é necessário escanear o QR code utilizando o Google Authenticator (android | iphone), aí basta digitar os 6 números e clicar em continue.

Feito isso basta criar as suas conexões RDP, SSH ou VNC e pronto.

Uma observação importante: no meu caso o guacamole irá servir como jump server, ou seja, ele irá acessar servidores via RDP e SSH que eu não consigo acessar a partir da minha rede, por isso ele terá várias interfaces de rede e/ou trunk com VLANs para que seja possível se comunicar com os servidores que desejo me conectar.

O Guacamole me ajudou bastante e espero que ajude você também. Até mais!

Ricardo Conzatti é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Gestão de TI e acredita muito na teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Ricardo também é blogger, palestrante, podcaster e muito envolvido com comunidades técnicas. Ex-líder do VMUG Paraná e host do vBrownBag Brasil, além de ser VMware vExpert e possuir várias certificações técnicas Microsoft e VMware. Você com certeza irá encontra-lo no twitter @RicardoConzatti.

7 thoughts on “Instalando o Apache Guacamole no Ubuntu Server

  1. Ricardo, esta dando falha no segundo pacote guacamole-1.0.0.war após rodar o script e nao passar dai, sabe o que pode ser?

    Obrigado.

  2. Eu instalei o guacamole baixei o Ubuntu 16 serve, sem atualizar, mas tive alguns probleminhas pra instalar o freerdp2-dev e o freerdp2-x11.
    Alterei no script pelo libfreerdp-dev a instalação foi ok sem problemas.
    Mas não encontro agora os pacotes pra baixar em lugar nenhum.

    E quando tento conectar na conecta e digitando pra ver o status sudo systemctl status guacd aparece o erro “Support for protocol “rdp” is not installed”
    Se puder me ajudar com alguma informação serei grato

  3. Oi Ricardo.
    Primeiramente gostaria de agradecer pelo compartilhamento.
    Gostaria de saber como fazer para desabilitar a autenticação multi-factor pelo google, pois o ambiente que irei usar não tem acesso a internet.
    Obrigado.

    1. Olá João. Na verdade o autor atualizou o script, agora se você usar o comando ./guac-install.sh –mysqlpwd M@ster123 –guacpwd M@ster123 –nomfa –installmysql não irá instalar a autenticação de 2FA. Caso queira instalar, apenas adicione –totp. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *