Migrando cargas de trabalho entre datacenters com o VMware HCX – parte 1

Migrando cargas de trabalho entre datacenters com o VMware HCX – parte 1

O VMware HCX simplifica a migração de aplicativos, o rebalanceamento da carga de trabalho e a continuidade dos negócios em datacenters e nuvens. Pensando nisso, vamos ver um dos casos mais comuns: migração de carga de trabalho entre datacenters. Quando pensamos nisso, automaticamente nos vem na cabeça o cenário de migração local para a nuvem, porém, não tenho acesso a nenhuma nuvem para demonstrar, então vou realizar as configurações entre ambientes vSphere localmente.

Parte 1 – Configuração inicial do HCX Manager (você está aqui)
Parte 2 – Configuração do Interconnect
Parte 3 – Migrações

A ideia desse laboratório é entender o funcionamento básico do HCX, então será bem simples. Teremos dois sites contendo 1 vCenter, 2 hosts ESXi, LUNs iSCSI, HCX Manager e algumas VMs. Os dois sites foram configurados como nested e estão na mesma rede.

PRODUTO SITE A (São Paulo) SITE B (Curitiba)
vCenter Server vcenter-a.caverna.local vcenter-b.caverna.local
ESXi esxi-a0x.caverna.local esxi-b0x.caverna.local
HCX Manager hcx-a.caverna.local hcx-b.caverna.local

Vou partir do principio que o ambiente vSphere já está operacional, contendo cluster, VDS, datastores e que o HCX Manager já foi instalado também. É super simples, basta importar o OVA para o vSphere.

Agora basta acessar o hostname ou IP do HCX Manager (https://HCX_Manager) para iniciarmos as configurações. O usuário é o admin com a senha que foi configurado no momento do deploy do OVA no ambiente vSphere.

Utilizei a licença do NSX Enterprise Plus em conjunto com o HCX Enterprise. Ambos fornecidos pelo VMware vExpert 🙂

Após inserir a licença, o HCX Manager será atualizado para a última versão disponível. Depois disso, para continuar o acesso será necessário adicionar a porta 9443 na URL: https://HCX_Manager:9443. 

É necessário realizar as configurações básicas no HCX Manager, basicamente escolher a localização do datacenter (ou o mais próximo possível), o nome do HCX Manager (geralmente o próprio hostame), definir o tipo de instância (vSphere, vCloud Director ou VIO) e conectar ao seu vCenter Server. Para manter o laboratório mais simples possível eu não fiz o deploy e configuração de NSX no ambiente, então vou apenas integrar o HCX A com o vCenter A e o HCX B com o vCenter B.

Depois é solicitado o SSO/PSC, se for integrado ao vCenter Server, basta repetir o hostname do vCenter. E por fim configurar a URL publica de acesso a instância do HCX Manager. No meu caso como é rede local, utilizei apenas o hostname do HCX.

Por fim você recebe um resumo e basta clicar em restart para finalizar as configurações. É importante lembrar que este processo deve ser realizado em ambos os sites, no meu caso conectei o vCenter A com o HCX A e o vCenter B com o HCX B. Para fins de laboratório, defini que o ambiente A está em São Paulo e o ambiente B está em Curitiba.

O acesso ao HCX Manager agora é realizado diretamente pela URL https://HCX_Manager e o login é com as credenciais do vCenter Server. Se tudo correu bem, esta é a tela que deve ser vista.

Vamos associar o HCX A e B, para isso clique em Site Pairing > Add a Site Pairing. Aqui é o básico, queremos uma via de mão dupla, então no HCX A você adiciona o HCX B e vice-versa. As credenciais são do ambiente vSphere (administrator@vsphere.local ou similar). Perceba que as setas estão apontando para ambos os sites, ou seja, podemos ter a origem ou destino de qualquer um deles.

Por enquanto é isso, na próxima parte do artigo vamos ver como configurar os componentes que compõem o interconnect. Até mais.

Ricardo Conzatti é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Gestão de TI e acredita muito na teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Ricardo também é blogger, palestrante, podcaster e muito envolvido com comunidades técnicas. Ex-líder do VMUG Paraná e ex-host do vBrownBag Brasil, além de ser VMware vExpert & vExpert PRO. Possui várias certificações técnicas VMware e Microsoft. Você com certeza irá encontra-lo no twitter @RicardoConzatti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *