Resumo 2022
No resumo 2020 falei que aquele ano não havia sido um dos melhores anos da minha vida, devido a tantas incertezas e coisas ruins que estavam acontecendo no mundo, mas que 2021 foi muito melhor e que 2022 melhorou mais ainda. Participei do VMworld pela sexta vez (virtualmente, é claro), viajei muito utilizando o beneficio do trabalho remoto e com isso tive a oportunidade de conhecer vários paises da Europa.
Carreira
Seguindo o que tenho feito nos últimos anos, mantive o foco na entrega de soluções envolvendo produtos como vRealize Automation (agora chamado de VMware Aria Automation). Neste ano estudei bastante NSX, não para trabalhar especificamnete com isso, mas focado na integração com o vRA. Sobre as certificações, este foi o segundo ano (desde que comecei a trabalhar em 2013) que não tirei nenhuma certificação técnica. Eu dediquei o ano para melhorar as minhas habilidades não técnicas (soft skills). Para isso, fiz um treinamento de competências interpessoais na Conquer. Neste ano completei 3 anos de VMware e eu não poderia estar mais feliz com isso.
Projetos
VCAP Simulator – infelizmente este foi o ano da desativação do VCAP Simulator, não consegui um local para hospedar o ambiente e por isso ficou dificil manter o projeto online. Desde o lançamento, em julho de 2017, foram mais de 1000 pessoas de mais de 60 países que se cadastraram. É um projeto que me deu muito orgulho, pois recebi inumeros feedbacks de pessoas que foram verdadeiramente ajudadas. Espero no futuro deixa-lo online novamente.
Blog – neste ano foram 22 artigos (contando este). Embora a ideia sempre foi qualidade e não quantidade, neste ano consegui escrever mais que os últimos 2 ou 3 anos. O blog recebeu mais de 400 mil visitas, sendo a grande maioria do Brasil, Portugal, Estados Unidos, India, Reino Unido e Canada. De uma forma geral estou bem satisfeito com o ConzaTech e fico muito feliz em saber que os artigos continuam ajudando muitas pessoas.
Podcast – em 2020 iniciei a primeira temporada do podcast contendo 10 episódios. Foi sensacional, conversei com muita gente bacana, conheci novas pessoas e fiquei muito feliz com o resultado final. Infelizmente outros projetos acabaram precisando mais da minha atenção e devido a isso acabei deixando o ConzaCast em standby. Cheguei até gravar alguns episódios para a segunda temporada, mas ainda não consegui editar para colocar no ar. Sinceramente ainda estou avaliando se eu quero dar continuidade com este projeto ou não.
VMUG – como funcionário VMware não posso mais ser líder do VMUG, mas isso não me impede de continuar ajudando os capítulos. O meu foco maior está no VMUG São Paulo devido a proximidade geográfica, mas como neste ano todos os VMUGs foram remotos procuro ajudar todos sempre que posso. Acredito que neste ano vamos continuar tento reuniões hibridas, assim pessoas que moram em locais onde não tem VMUG pode participar também.
VMware vExpert – sou vExpert desde 2017 e neste ano me mantive forte como vExpert PRO. Pelo tamanho do Brasil, acredito que temos poucas pessoas no time do vExpert (próximo de 30) e isso acontece devido a falta de esforço de muitas destas pessoas. A Beth e eu temos puxado muitas pessoas, tentando incenta-las a compartilhar conteúdo, mas isso é algo que depende unica e exclusivamente delas. Neste ano pretendemos continuar puxando a comunidade e como sempre tentando sair da bolha e levar o VMware vExpert para outras pessoas. Para mais detalhes, leia estes posts e acesse o diretório oficial do VMware vExpert.
Evento
VMworld – sexta vez consecutiva que participo do VMworld (infelizmente online novamente). O VMworld online foi muito bom, o conteúdo e a dinâmica foram legal, mas continuo dizendo que para mim o VMworld, assim como a maioria dos eventos, são muito mais sobre a troca de experiências, conhecer/rever pessoas e comunidades do que apenas sobre o conteúdo/evento em si. Entendo o motivo de ter a opção online, ajuda para quem não consegue viajar, mas é um evento BEEEEM diferente, acredite!
Se você chegou até aqui, gostaria apenas de reforçar uma coisa que falei nos últimos anos: não importa quão ruim seja a situação, SEMPRE é possível extrair algo de bom. Por isso eu gostaria de desafia-los a pensar nas coisas boas que aconteceram nos últimos anos. Tente deixar as frustrações e reclamações um pouco de lado e foque nas coisas boas, nos objetivos alcançados e nos momentos que você fez a diferença na vida de alguém. Lembre-se: VOCÊ pode fazer um ano melhor.
Desejo que todos tenham um excelente 2023. Forte abraço e até mais 🙂