Atualizando o vRealize Automation 8.x – Parte 3

Atualizando o vRealize Automation 8.x – Parte 3

Olá pessoal. Hoje vou detalhar o processo de atualização do vRealize Automation da versão 8.3 para a 8.4. Para quem já trabalhou com as versões 6.x e 7.x tenho uma excelente noticia: nunca foi tão fácil atualizar o vRA como agora.

Para não ficar muito extenso, dividi o artigo em 3 partes:

Parte 1 – Atualização do vRealize Suite Lifecycle Manager
Parte 2 – Atualização do VMware Identity Manager
Parte 3 – Atualização do vRealize Automation (você está aqui)

Antes de mais nada vamos baixar o arquivo de atualização do vRA para o vRLCM (Prelude_VA-8.4.0.16324-17874359-updaterepo.iso). Importante: enquanto você baixa a ISO, aproveite para fazer um snapshot da VM do vRA.

Os próximos passos são os mesmos que fizemos para a atualização do vIDM. Então basta olhar este artigo. Basicamente é copiar a ISO do vRA para o diretório data do vRLCM e depois adicionar os binários.

Antes de mais nada sincronizei o diretório só para garantir que está tudo OK. Se tudo estiver OK, basta ir até environments no vRLCM, selecionar o seu vRA e clicar em upgrade.

Durante o processo de atualização o vRLCM irá fazer um snapshot do vRA. De qualquer forma, antes de qualquer coisa eu sempre faço o meu snapshot.

Importante: para ambientes produtivos, é fundamental seguir as recomendações da VMware relacionadas com os recursos computacionais das VMs do vRLCM, vIDM e do próprio vRA. Recomendo a leitura: Hardware Requirements e Scale-Up vRealize Suite Products. No meu caso como é laboratório vou deixar tudo como está (e torcer para funcionar).

Durante o precheck o vRA do laboratório falhou em dois pontos: memória RAM e vCPU. A recomendação é de 42GB de RAM e 12 vCPU e eu estou com 30GB de RAM e 4 vCPU. Lembrando: é lab, não faça isso em produção!

Agora só me resta torcer 🙂

Para acompanhar mais detalhes do processo de atualização, você pode logar no vRA via SSH ou console e executar o comando vracli upgrade status –details ou vracli upgrade status –follow.

E depois de algumas horas a atualização foi concluída com sucesso.

É isso aí pessoal, com este artigo finalizamos a atualização do vRA 8.3 para 8.4. Espero escrever mais coisas sobre o vRA 8.x em breve. Abraço e até mais!

Ricardo Conzatti é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Gestão de TI e acredita muito na teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Ricardo também é blogger, palestrante, podcaster e muito envolvido com comunidades técnicas. Ex-líder do VMUG Paraná e ex-host do vBrownBag Brasil, além de ser VMware vExpert & vExpert PRO. Possui várias certificações técnicas VMware e Microsoft. Você com certeza irá encontra-lo no twitter @RicardoConzatti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *