Minha experiência com o VCAP-CMA Design

Minha experiência com o VCAP-CMA Design

Olá pessoal. Depois de concluir o VCAP-DCV Design e obter o VCIX-DCV comecei a estudar para o VCAP-CMA Design. Fiz o exame e fui aprovado. O intuito deste post é compartilhar a minha experiência no exame, detalhando alguns pontos, dicas e também materiais que utilizei no estudo.

O exame que fiz é baseado na versão 7.2 do vRealize Automation, isso mesmo, vou até repetir VERSÃO 7.2. É importante sempre ficar atento com relação a versão do produto que é cobrado no exame. É fácil se confundir pelo fato do título ser “VCAP-CMA 2020” e o exame ser baseado em uma versão de 4 anos atrás. Mas enfim, o exame possui 70 questões, sendo que a maioria são de múltipla escolha estilo VCP (entre 70 e 80%) e algumas de arrastar/associar objetos (entre 20 e 30%). Estas 70 questões devem ser concluídas em 135 minutos (sem tempo adicional para não nativos da lingua inglesa – inclusive nenhum VCAP possui) e isso basicamente equivale a pouco menos de 2 minutos por questão. Para ser aprovado é necessário ter uma pontuação superior a 300 pontos, sendo que a pontuação máxima é 500.

Como mencionei no post sobre o exame VCAP-DCV Design, além de dominar todo o conteúdo do blueprint, é necessário responder as perguntas com bastante agilidade. Todos que escrevem sobre os exames de VCAP mencionam o tempo (ou a falta dele) como um ponto de bastante atenção. Para ficar claro vou exemplificar: você tem que ler uma questão sobre um ambiente complexo que pode ter de 2 a 10 linhas e fazer as suas escolhas em menos de 2 minutos. Obviamente algumas questões são mais simples e por consequência é necessário menos tempo para resolve-las, porém, o contrário também é válido. Eu costumo olhar rapidamente algumas palavras chaves da questão e caso eu não saiba a resposta imediatamente ou não tenha certeza, então eu simplesmente marco a questão pra revisão e volto quando tiver concluído todas as que eu sei. Não esqueça: gerencie bem o seu tempo.

Abaixo listo todos os links que utilizei nestas semanas de estudos. E obviamente eu não posso deixar de agradecer a todos que dedicam o seu tempo para ajudar o próximo, seja no twitter, blog ou fóruns.

Muito obrigado | Thank you very much 

  •  
  • Documentação
    • Documentações oficiais, What’s News e Release Notes
    • Leia (ou minimamente passe os olhos) pelos links que estão no blueprint

Valeu e até a próxima!

Ricardo Conzatti é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Gestão de TI e acredita muito na teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Ricardo também é blogger, palestrante, podcaster e muito envolvido com comunidades técnicas. Ex-líder do VMUG Paraná e host do vBrownBag Brasil, além de ser VMware vExpert e possuir várias certificações técnicas Microsoft e VMware. Você com certeza irá encontra-lo no twitter @RicardoConzatti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *