Atualizando o vRealize Automation 8.x – Parte 1

Atualizando o vRealize Automation 8.x – Parte 1

Olá pessoal. Hoje vou detalhar o processo de atualização do vRealize Automation da versão 8.3 para a 8.4. Para quem já trabalhou com as versões 6.x e 7.x tenho uma excelente noticia: nunca foi tão fácil atualizar o vRA como agora.

Para não ficar muito extenso, dividi o artigo em 3 partes:

Parte 1 – Atualização do vRealize Suite Lifecycle Manager (você está aqui)
Parte 2 – Atualização do VMware Identity Manager
Parte 3 – Atualização do vRealize Automation

Diferentemente do vRA 7.x, agora temos apenas uma appliance contendo o vRA, vRO e IaaS. Porém, junto com o vRA, temos o Identity Manager e também o Lifecycle Manager. Então antes de atualizar o vRA em si, é necessário atualizar o vRLCM e o vIDM. Mas tudo bem, um passo de cada vez. O primeiro ponto é validarmos a matriz de compatibilidade. O meu laboratório está com as versões abaixo:

PRODUTO VERSÃO ATUAL VERSÃO FUTURA
vRealize Suite Lifecycle Manager (vRLCM) 8.3 8.4
VMware Identity Manager (vIDM) 3.3.2 3.3.4
vRealize Automation (vRA) 8.3 8.4

Como é possível observar abaixo, para atualizar o vRA da versão 8.3 para a 8.4, é necessário realizar a atualização do Lifecycle Manager e Identity Manager primeiro.

Sendo assim, vamos começar com a atualizaçao do vRLCM. Para isso vamos baixar o arquivo de repositório (VMware-vLCM-Appliance-8.4.0.7-17891079-updaterepo.iso) da versão 8.4. Importante: enquanto você baixa a ISO, aproveite para fazer um snapshot da VM do vRLCM.

Depois basta fazer upload da ISO para dentro do datastore no seu ambiente vSphere e montar na VM do vRLCM. Você já deve ter feito este procedimento um milhão de vezes.

No vRLCM, navegue até Settings > System Upgrade > marque a opção CD-ROM > Check for upgrade.

Se você criou o snapshot da VM do vRLCM, basta marcar o checkbox e clicar em submit para iniciar o processo de atualização.

Após alguns minutos o processo de atualização é concluído com sucesso. É isso, agora o vRLCM está na versão 8.4 e podemos dar continuidade com a atualização do vIDM e vRA.

Até o próximo artigo. Abraço!

Ricardo Conzatti é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Gestão de TI e acredita muito na teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Ricardo também é blogger, palestrante, podcaster e muito envolvido com comunidades técnicas. Ex-líder do VMUG Paraná e ex-host do vBrownBag Brasil, além de ser VMware vExpert & vExpert PRO. Possui várias certificações técnicas VMware e Microsoft. Você com certeza irá encontra-lo no twitter @RicardoConzatti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *