Configurando o SDDC Health Monitoring Solution no vROps

Configurando o SDDC Health Monitoring Solution no vROps

Olá pessoal. Hoje vamos falar sobre o SDDC Health Monitoring Solution, que é um management pack do vRealize Operations Manager (vROps) e é utilizado para monitorar a saúde dos produtos de SDDC que você possui configurado no ambiente. Este management pack é compatível com praticamente toda a sopa de letrinhas da VMware: vCenter, vSAN, NSX-T e V, vROps, SRM, vRO, vRLI, vIDM e vRA.

Este management pack não é nativo do vROps, por isso é necessário efetuar o download e a instalação manualmente. É importante lembrar que existe uma matriz de compatibilidade, então antes de instalar e/ou atualizar, lembre-se de fazer as validações necessárias. Eu utilizei esta versão. Após o download, no vROps, navegue até Administration > Repository > Add/Upgrade. Selecione o management pack que acabou de baixar e clique em upload.

Siga os passos para concluir a instalação. No final verá o SDDC Management Health com uma conta configurada. Nenhuma ação adicional é necessária, pois este management pack irá obter as informações dos outros management packs já configurados no vROps. 

Agora clique em Dashboards e garanta que o SDDC Health Dashboards está selecionado.

Apenas reforçando: no meu ambiente eu configurei os management packs do vCenter, vRA, vRLI e vIDM, então o SDDC Management Health irá exibir a saúde apenas destes produtos. A única exceção é o próprio vROps 🙂

Então se você tem o NSX ou o SRM no seu ambiente e o SDDC Management Health não está mostrando nenhuma informação sobre isso, possivelmente está faltando configurar o management pack do produto em questão.

Aproveitando que estamos falando sobre isso, quero mostrar mais uma coisa legal. Vocês sabem que no vRLCM é possível tanto fazer a instalação de novos produtos como adicionar produtos existentes. Então resolvi adicionar o vROps do lab no mesmo ambiente que o vRA e graças ao SDDC Management pack agora é possível visualizar um status de saúde direto no vRLCM também. Legal, não?!

Para mais detalhes sobre o SDDC Health Monitoring Solution recomendo a leitura da documentação oficial. É isso aí pessoal, até a próxima!

Ricardo Conzatti é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Gestão de TI e acredita muito na teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Ricardo também é blogger, palestrante, podcaster e muito envolvido com comunidades técnicas. Ex-líder do VMUG Paraná e ex-host do vBrownBag Brasil, além de ser VMware vExpert & vExpert PRO. Possui várias certificações técnicas VMware e Microsoft. Você com certeza irá encontra-lo no twitter @RicardoConzatti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *