Instalando o vRealize Automation 8.4 – Parte 1

Instalando o vRealize Automation 8.4 – Parte 1

Olá pessoal. Hoje vou detalhar a instalação do vRealize Automation 8.4. Para quem já trabalhou com as versões anteriores vai se surpreender com a facilidade deste deploy e também com o produto em si.

Para não ficar muito extenso, dividi o artigo em 3 partes:

Parte 1 – Instalação do vRealize Suite Lifecycle Manager (você está aqui)
Parte 2 – Instalação do VMware Identity Manager
Parte 3 – Instalação do vRealize Automation

Antes de qualquer coisa vamos pensar nos componentes da solução, quantidades e recursos de hardware necessários. A ideia aqui é fazer a instalação utilizando o mínimo de recursos possível, sendo assim serão apenas 03 appliances. Obviamente isso é voltado para ambientes de teste, laboratório, estudos, etc. Para ambientes produtivos siga exatamente as recomendações de hardware descritas na documentação oficial do produto.

PRODUTO CONFIG RECOMENDADA CONFIG LAB
vRealize Suite Lifecycle Manager (vRLCM) 2 vCPU / 6 GB RAM 2 vCPU / 4 GB RAM
VMware Identity Manager (vIDM) 8 vCPU / 16 GB RAM 4 vCPU / 8 GB RAM
vRealize Automation (vRA) 12 vCPU / 42 GB RAM 6 vCPU / 30 GB RAM

 

Todos os produtos acima citados serão instalados na versão 8.4 e integrado com o vSphere do laboratório que está na versão 7. Não deixe de consultar a matriz de interoperabilidade da VMware para resolver qualquer dúvida relacionada com compatibilidade dos produtos.

Para facilitar a sua vida e evitar problemas durante a instalação, pense nos endereços IP, nome de VM, hostname, entradas DNS, NTP, port group, gateway, mascara, hostname do vCenter, credencial, etc. Enfim, levante todas as informações com antecedência.

APPLIANCE VM NAME HOSTNAME IP
vRLCM CAV-LCM lcm.caverna.local 192.168.10.13
vIDM CAV-IDM idm.caverna.local 192.168.10.14
vRA CAV-VRA vra.caverna.local 192.168.10.15

 

Então vamos lá. Como o vRLCM é a base de tudo, vamos começar com ele. A instalação será realizada pelo Easy Installer. Com esta ferramenta é possível efetuar o deploy do vRLCM, vIDM e vRA de uma única vez e de forma bastante simplificada. Porém, para fins de aprendizado vamos realizar a instalação apenas do vRLCM utilizando o Easy Installer e os demais produtos serão instalados individualmente utilizando o vRLCM.

Para começar precisamos baixar a ISO do vRLCM com o Easy Installer (vra-lcm-installer-17891101.iso). A ISO tem mais de 12GB, mas já contempla o OVA do vIDM e vRA. Isso será bem útil para os próximos passos. Depois de baixar a ISO, monte-a no seu computador e navegue até a pasta vrlcm-ui-installer, escolha o seu sistema operacional e abra o arquivo chamado installer para iniciarmos o Easy Installer. Agora basta clicar em Install.

Terá um introdução explicando um pouquinho sobre os produtos e depois basta aceitar o end user license agreement. Agora complete as informações relacionadas com o seu vCenter Server.

Selecione o local onde as appliances ficarão (vCenter folder).

Selecione o recurso computacional. No meu caso é um cluster com 02 hosts ESXi.

Selecione o datastore. Como é lab utilizei thin disk mode sem pestanejar. Veja se isso faz sentido para o seu ambiente.

Agora selecione o port group e complete as informações da rede. Gateway, mascara, DNS, nome do domínio e NTP.

Esta senha poderá ser utilizada por todos os outros produtos também, como por exemplo: root e admin do vRLCM, root do vRA e admin, root e sshuser do vIDM.

Agora defina o nome da VM, endereço IP e hostname. As demais informações de rede já foram informadas anteriormente. Abaixo você pode definir o nome do datacenter e vCenter Server. Estas informações ficarão no vRLCM e servem para te ajudar a identificar os ambientes caso tenha vários datacenters e vCenters. 

Os itens 10 e 11 do Easy Installer são relacionados com a instalação do vIDM e vRA, respectivamente. Neste caso, iremos pular a configuração, pois faremos ambas instalações posteriormente. De qualquer forma, se você preferir pode completar as informações e já realizar a instalação do vRLCM, vIDM e vRA tudo de uma vez. Particularmente eu prefiro fazer separadamente para ter um controle maior e facilitar a análise se houver falhas durante o deploy.

Por fim apenas confirme que as informações estão corretas e clique em submit.

Se tudo correr bem, em alguns minutos será possível ver a VM do vRLCM no vCenter. O acesso ao vRLCM é realizado pelo endereço https://IP-vRLCM, o usuário é admin@local e a senha foi definida no item 8 do Easy Installer.

No próximo artigo vou detalhar a instalação do vIDM pelo vRLCM. Aproveite para ler o artigo sobre a configuração de certificados no vRLCM, vamos utiliza-lo nos próximos passos. Abraço e até mais.

 

Ricardo Conzatti é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Gestão de TI e acredita muito na teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Ricardo também é blogger, palestrante, podcaster e muito envolvido com comunidades técnicas. Ex-líder do VMUG Paraná e ex-host do vBrownBag Brasil, além de ser VMware vExpert & vExpert PRO. Possui várias certificações técnicas VMware e Microsoft. Você com certeza irá encontra-lo no twitter @RicardoConzatti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *