Resumo 2020

Resumo 2020

No resumo 2019 falei que aquele ano havia sido um dos melhores anos da minha vida. Bom, não consigo dizer o mesmo de 2020, porém, no meio de tanta incerteza e coisas ruins que aconteceram com o mundo todo, ainda assim é possível recordar excelentes momentos que aconteceram neste ano. Participei do VMworld pela quarta vez (primeira vez virtualmente), recebi um prêmio do VMUG global na categoria Favorite Community Mentor, participei do meu primeiro Tech Summit e pude visitar Las Vegas, Los Angeles e conhecer o Grand Canyon. Além, é claro, de completar meu primeiro ano na VMware.

 

Carreira

Mantendo o mesmo padrão dos anos anteriores, muito foco na entrega de soluções envolvendo produtos como vRealize Automation e vSAN. Neste ano também fiz muitas coisas com o Horizon (e o mundo de EUC), além de estudar bastante sobre VMC on AWS. Sobre as certificações, fiz o VCP-DCV 6.7 (ou VCP-DCV 2020) renovando o VCP6-DCV. Além disso, passei em dois exames VCAP (VMware Certified Advanced Professional), o primeiro foi o VCAP-DCV 2020 Deployment e o segundo foi o VCAP-CMA 2020 Deployment.

Projetos

VCAP Simulator – o simulador que criei continua crescendo e ajudando muitas pessoas. Desde o lançamento, em julho de 2017, foram mais de 750 pessoas de mais de 60 países que se cadastraram. Neste ano continuei recebendo muitos feedbacks de pessoas que conseguiram passar no exame e realmente não tenho palavras para descrever a felicidade em poder ter contribuído para isso. Em conjunto com o meu amigo Jackson, criamos o site Enjoy The Lab e além do VCAP Simulator temos vários outros laboratórios disponíveis. Para mais detalhes, acesse o post sobre a minha experiência no exame, a página do VCAP Simulator, os vídeos do vBrownBag Brasil detalhando o projeto (parte I e parte II) e a apresentação no VMworld 2018 em Las Vegas.

Blog – neste ano foram 1,2 artigos por mês, totalizando 15 posts (contando este). No ano passado foram 1,6 posts por mês, ou seja, 20 posts no ano. A ideia sempre foi qualidade e não quantidade, mesmo assim acredito que posso escrever mais artigos por ano. No próximo ano tentarei manter a mesma qualidade e aumentar um pouco a quantidade. De qualquer forma neste ano fiz uma mudança importante no blog, algo que eu estava querendo fazer há bastante tempo: alterei o nome de Solutions4Crowds para ConzaTech. Além disso, o blog recebeu mais de 80 mil visitas, sendo a grande maioria do Brasil, Estados Unidos, India, Reino Unido e Canada. De uma forma geral estou bem satisfeito com o ConzaTech e fico muito feliz em saber que os artigos continuam ajudando muitas pessoas.

Podcast – sim, em 2020 iniciei um podcast. Este é um projeto que eu queria fazer há bastante tempo e a pandemia em conjunto com o isolamento social me motivaram a tirar esta ideia do papel. O ConzaCast foi o principal responsável pela redução na quantidade de artigos escritos no blog, mas de qualquer forma o meu objetivo é compartilhar conhecimento e ajudar as pessoas, então independentemente se for texto ou audio, acredito que o objetivo foi alcançado. Espero conseguir conhecer e conversar com novas pessoas no próximo ano e fazer o podcast crescer ainda mais.

vBrownBag Brasil – infelizmente este projeto continua em standby desde o ano passado e não acredito que iremos retoma-lo tão cedo. De qualquer forma, todas as pessoas envolvidas no vBrownBag Brasil continuam super ativos na comunidade e de uma forma ou outra continuam contribuindo. Lembrando que o  vBrownBag Brasil é um “trabalho” voluntário, o nosso objetivo é continuar com o crescimento da comunidade de TI do Brasil, ou seja, tudo o que fazemos é da comunidade para a comunidade.

VMUG – como funcionário VMware não posso mais ser líder do VMUG, mas isso não me impede de continuar ajudando os capítulos. O meu foco maior está no VMUG São Paulo devido a proximidade geográfica, mas como neste ano todos os VMUGs foram remotos procuro ajudar todos sempre que posso. A prova disso foi a vitória na categoria Favorite Community Mentor, título que a comunidade global do VMUG me deu (veja os detalhes aqui).

VMware vExpert – sou vExpert desde 2017 e neste ano consegui fazer parte do vExpert PRO, algo que eu já fazia há algum tempo e realmente me enche de orgulho. Só quem faz parte dessa comunidade sabe sobre os benefícios de conhecer pessoas sensacionais, poder ajudar e também ser ajudado. Para mais detalhes, leia estes posts e acesse o diretório oficial do VMware vExpert.

Evento

VMworld – quarta vez consecutiva que participo do VMworld, mas desta vez foi online. O VMworld online foi muito bom, o conteúdo e a dinâmica foram sensacionais, mas para mim o VMworld, assim como a maioria dos eventos, são muito mais sobre a troca de experiências, conhecer/rever pessoas e comunidades do que apenas sobre o conteúdo/evento em si. Enfim, eu sei que a organização do evento se empenhou da melhor forma possível e de fato conseguiram fazer algo sensacional, mas o meu desejo é que a quarentena termine o quanto antes para que possamos nos reunir fisicamente novamente para o VMworld, VMUGs e demais eventos de tecnologia 🙂

Se você chegou até aqui, quero escrever só mais uma coisa: não importa quão ruim seja a situação, SEMPRE é possível extrair algo de bom. Por isso eu gostaria de desafia-los a pensar nas coisas boas que aconteceram em 2020. Tente deixar as frustrações e reclamações um pouco de lado e foque nas coisas boas, nos objetivos alcançados e nos momentos que você fez a diferença na vida de alguém. Fora isso, desejo a todos que 2021 seja um ano excepcional, cheio de alegrias, esperança e que todos vocês consigam atingir os seus objetivos. Forte abraço e até mais 🙂

Ricardo Conzatti é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Gestão de TI e acredita muito na teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Ricardo também é blogger, palestrante, podcaster e muito envolvido com comunidades técnicas. Ex-líder do VMUG Paraná e ex-host do vBrownBag Brasil, além de ser VMware vExpert & vExpert PRO. Possui várias certificações técnicas VMware e Microsoft. Você com certeza irá encontra-lo no twitter @RicardoConzatti.

2 thoughts on “Resumo 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *