Resumo 2021

Resumo 2021

No resumo 2020 falei que aquele ano não havia sido um dos melhores anos da minha vida, devido a tantas incertezas e coisas ruins que estavam acontecendo no mundo. Este ano foi muito melhor. Participei do VMworld pela quinta vez (virtualmente, é claro), recebi um prêmio do VMware vExpert na categoria Voted on the Most Applications, conheci o estado de Alagoas e Rio Grande do Norte, além de passar muuuuuito tempo em casa.

Carreira

Seguindo o que tenho feito nos últimos anos, mantive o foco na entrega de soluções envolvendo produtos como vRealize Automation e vSAN. Neste ano continuei estudando muitas coisas no Horizon (e o mundo de EUC), além de estudar bastante sobre o VMware HCX. Sobre as certificações, este foi o primeiro ano (desde que comecei a trabalhar em 2013) que não tirei nenhuma certificação técnica. Eu dediquei o ano para melhorar as minhas habilidades não técnicas (soft skills). Para isso, fiz um treinamento de competências interpessoais do Dale Carnegie, além de mais dois treinamentos na Conquer, um sobre Alta Performance e outro sobre Liderança e Gestão de pessoas. Neste ano completei 2 anos de VMware e eu não poderia estar mais feliz com isso.

Projetos

VCAP Simulator – o simulador que criei continua crescendo e ajudando muitas pessoas. Desde o lançamento, em julho de 2017, foram mais de 950 pessoas de mais de 60 países que se cadastraram. Neste ano continuei recebendo muitos feedbacks de pessoas que conseguiram passar no exame e realmente não tenho palavras para descrever a felicidade em poder ter contribuído para isso. Em conjunto com o meu amigo Jackson, criamos o site Enjoy The Lab e além do VCAP Simulator temos vários outros laboratórios disponíveis. Para mais detalhes, acesse o post sobre a minha experiência no exame, a página do VCAP Simulator, os vídeos do vBrownBag Brasil detalhando o projeto (parte I e parte II) e a apresentação no VMworld 2018 em Las Vegas.

Blog – neste ano foi quase um artigo por mês, totalizando 13 posts (contando este). A ideia sempre foi qualidade e não quantidade, de qualquer forma, acredito que posso escrever mais artigos por ano. O blog recebeu mais de 120 mil visitas, sendo a grande maioria do Brasil, Portugal, Estados Unidos, India, Reino Unido e Canada. De uma forma geral estou bem satisfeito com o ConzaTech e fico muito feliz em saber que os artigos continuam ajudando muitas pessoas.

Podcast – no ano passado iniciei a primeira temporada do podcast contendo 10 episódios. Foi sensacional, conversei com muita gente bacana, conheci novas pessoas e fiquei muito feliz com o resultado final. Infelizmente outros projetos acabaram precisando mais da minha atenção e devido a isso acabei deixando o ConzaCast em standby. Espero poder retoma-lo em 2022 para a segunda temporada.

VMUG – como funcionário VMware não posso mais ser líder do VMUG, mas isso não me impede de continuar ajudando os capítulos. O meu foco maior está no VMUG São Paulo devido a proximidade geográfica, mas como neste ano todos os VMUGs foram remotos procuro ajudar todos sempre que posso. A prova disso foi a vitória na categoria Favorite Community Mentor que ganhei no ano passado (veja os detalhes aqui). Acredito que neste ano poderemos continuar tendo reuniões online e quem sabe alguns presenciais também. Assim poderemos encontrar velhos amigos e conhecer pessoalmente algumas pessoas que começaram participar dos VMUGs durante a pandemia.

VMware vExpert – sou vExpert desde 2017 e neste ano me mantive forte como vExpert PRO. Além disso, recebi um prêmio do VMware vExpert na categoria Voted on the Most Applications (aqui) e consegui trazer a Beth e a Ju para o time de vExperts PRO. Acredito muito que com isso teremos mais tração para fazer com essa comunidade cresça ainda mais no Brasil. Para mais detalhes, leia estes posts e acesse o diretório oficial do VMware vExpert.

Evento

VMworld – quinta vez consecutiva que participo do VMworld, mas desta vez foi online novamente. O VMworld online foi muito bom, o conteúdo e a dinâmica foram sensacionais, mas para mim o VMworld, assim como a maioria dos eventos, são muito mais sobre a troca de experiências, conhecer/rever pessoas e comunidades do que apenas sobre o conteúdo/evento em si. Entendo 

Se você chegou até aqui, gostaria apenas de reforçar uma coisa que falei no ano passado: não importa quão ruim seja a situação, SEMPRE é possível extrair algo de bom. Por isso eu gostaria de desafia-los a pensar nas coisas boas que aconteceram nos últimos anos. Tente deixar as frustrações e reclamações um pouco de lado e foque nas coisas boas, nos objetivos alcançados e nos momentos que você fez a diferença na vida de alguém. Lembre-se: VOCÊ pode fazer um ano melhor.

Desejo que todos tenham excelente 2022. Forte abraço e até mais 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.