Tudo sobre Microsoft Failover Cluster
Olá pessoal. A ideia deste post é centralizar vários artigos envolvendo soluções com Microsoft Failover Cluster. Muitas vezes as soluções da Microsoft são um pouco nebulosas pelo fato de não terem um nome especifico e geralmente já estão embutidas no Windows Server. Por isso abaixo estão os links dos artigos e um pequeno resumo sobre cada um. Sempre que eu escrever um novo artigo vou adiciona-lo aqui 🙂
Eu possuo um servidor físico no meu laboratório e nele eu virtualizo tudo, inclusive outros virtualizadores. Isso é chamado de Nested Virtualization e é um bom começo para estudar outras tecnologias.
- Configurando Hyper-V Failover Cluster no Windows Server 2016
Este artigo é sobre o Hyper-V Failover Cluster, é uma configuração bem simples e tradicional, pois temos um cluster com servidores Hyper-V e o storage é fornecido via iSCSI. Isso é a base pra várias soluções Microsoft.
- Configurando Storage Replica Stretched Cluster no Windows Server 2016
Este artigo foca no Storage Replica a nível de site, ou seja, temos um Failover Cluster Stretched Cluster. A configuração foi realizada replicando os volumes entre dois servidores em sites distintos, porém, poderíamos ter configurado para a replicação ocorrer entre clusters distintos. A replicação ocorre a nível de volume, então tanto faz se é File Server, Hyper-V ou qualquer outro serviço, o fato é que o volume será replicado.
- Configurando Hyper-V Failover Cluster com Storage Spaces Direct (S2D) no Windows Server 2016
Este artigo é sobre o Storage Spaces Direct (conhecido como S2D), que é o SDS da Microsoft. São as mesmas configurações que já fazemos há bastante tempo para implementações de Hyper-V com Failover Cluster, porém, ao invés de utilizarmos um storage externo (iSCSI, FC, etc), utilizaremos os discos locais dos servidores do cluster para criar uma solução hiperconvergente.